Somos um negócio familiar. Queremos fazer diferença na vida das pessoas! Seja junto aos nossos clientes, seja junto aos nossos parceiros.
Mesa é alegria, é comunhão. Como é bom poder sentar à mesa junto com as pessoas que amamos!
Por isso trabalhamos de forma artesanal. Entedemos que as mesas, os bancos precisam ser do seu jeitinho.. do tamanho perfeito pra sua casa, com a cor que orne com a decoração pra deixar o ambiente ainda mais agradável, refletindo a personalidade da sua família. 🏡
Também nos preocupamos com nosso planeta. Por isso todas as mesas e bancos personalizados são feitos com madeira de reflorestamento pra garantir a qualidade, durabilidade e o consumo consciente e sustentável 🌳
E temos a certeza de que onde pudermos levar nossos produtos, estaremos levando também a contribuição para o ecossistema melhor e mais saudável.
Conheça um pouco da nossa história!
Somos uma grande família de pai, mãe e 5 filhos. No início dos anos 90 tudo era muito mais difícil e nós trabalhávamos muito para atender a tantas demandas. Desde os 15 anos eu trabalhei em uma empresa onde tive oportunidade de executar muitos trabalhos manuais em madeira, aço inox, ferro, motores e máquinas industriais, também gostava de desenhar. Não foi difícil desenvolver projetos comerciais e todas essas habilidades eu aproveito para produção das mesas.
Denise trabalhava em hospitais, estudava e frequentemente íamos todos juntos à igreja. Nossa rotina não era fácil, além de trabalhar em casa, tínhamos que levar os filhos para escola, ajudar no dever de casa, preparar merenda, fazer comida, limpar a casa e ainda lavar roupas diariamente, pois cada filho tinha apenas um uniforme que secava durante a noite atrás da geladeira. E no dia seguinte, começava tudo outra vez! Mas lembro com carinho e a certeza que demos o nosso melhor. Hoje sabemos que nosso melhor era tão pouco… Pouca experiência de vida, rede de apoio, poucos recursos financeiros, emocionais e até espirituais. Mas a verdade é que todos somos sobreviventes de nossa infância, e tá tudo bem!!! Pela graça de Deus, nossos filhos são todos honestos, trabalhadores, gestores de suas próprias vidas e muito amados, oramos por eles diariamente, assim também, pelos netinhos.
Como dizia o poeta Cazuza "O Tempo Não Pára!"
E fomos buscar algumas ciências que explicassem a complexidade do ser humano, já que amamos gente, fiz psicopedagogia para contribuir na prevenção de danos ainda na infância e Denise fez psicanálise.
As melhores lembranças de nossa família, foram momentos em volta da mesa. Sim, um bom hábito que cultivamos em família foi fazer as refeições à mesa e por maior que fosse a fome, antes de comer orávamos e recitávamos juntos: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Josué 24:15. E essa é a promessa de Deus para nós, que nenhum filho se perca.
À mesa nós cantávamos, conversávamos, ensinávamos, corrigíamos, aprendíamos e nos alegravámos. Até hoje, sempre que um filho nos visita, prezamos por preparar a mesa e fazermos juntos uma refeição.
Essa é a visão que me motiva a acordar cedo todos os dias, talhar madeiras e preparar cada peça com muito carinho…
E que toda família tenha uma mesa e nunca falte alegria em volta dela.
Em 2001, após a escola de missões em Contagem-MG, eu, Denise e os filhos menores, fomos morar em Belo Horizonte e ali iniciamos um trabalho missionário, chamado Projeto Social Cesta de Mirian, onde atendemos centenas de crianças e mulheres em situação de maus tratos e extrema pobreza, na comunidade do Taquaril.
Na cozinha da nossa casa, sede do projeto, tinha uma enorme mesa com 12 cadeiras e ali passávamos a maior parte do tempo. Tudo acontecia naquela mesa, além das refeições, muita música, alegria, ideias, projetos, conselhos, lágrimas, gargalhadas, segredos revelados, composição de minhas melhores músicas, confissões, milagres, sim, a mesa é um lugar propício para milagres, pois Ele sempre está à mesa.
Em 2006, retornamos para Niterói-RJ e demos continuidade aos trabalhos sociais, atendendo as comunidades locais. Temos tido diversas experiências maravilhosas com a mesa, também comprovamos as consequências irreversíveis por falta dela.
Em maio de 2010 nos mudamos para a casa onde moramos hoje, em Itaipu. Na grande varanda da frente, caberia uma mesa bem maior, e precisava, pois a família cresceu. Imediatamente improvisei minha oficina para produzir uma grande mesa com dois bancos e na quina da mesa talhei nossos nomes, De e Gel. Fiz o projeto respeitando o estilo de nossa casa, preservei o campestre e rústico, pregos aparentes, eucaliptos rachados, sem verniz e entre as tábuas um largo espaço para dar liberdade ao trabalho natural das madeiras. Era exatamente o mesmo modelo. Com o passar dos anos, o projeto inicial, foi "aprimorado" a fim de atender gostos mais refinados que o meu. E assim começaram os primeiros pedidos de mesas e bancos rústicos DEGEL. Infelizmente nem lembro quem foi nosso primeiro cliente, mas eu pagaria o dobro para ter aquela peça.
A desintegração das famílias é mundial, assim como entre irmãos, vizinhos e amigos, os relacionamentos estão cada dia mais superficiais. Casais distantes, crianças ansiosas vivendo o mundo imaginário dos desenhos, adolescentes se relacionando com máquinas e amigos virtuais tão distantes. Muitos se alimentando de delivery na frente do computador, nossos velhos solitários sem ter quem os ouça e morrendo de tristeza, pais estressados, aumento significante do consumos de drogas lícitas e ilícitas, aumento do número de divórcios, depressão e outras doenças emocionais, a insegurança dos jovens retardando as formaturas, casamentos, a compra da casa própria e tantas realizações… Não seria porque estamos perdendo o hábito da mesa e tudo que advém dela? Aquele objeto que um dia foi tão importante para nossos pais e avós, perdeu a importância?
Precisamos zelar para que nossa casa não vire o hotel da família.
Contribuir para relacionamentos mais felizes e profundos, crianças livres, adolescentes confiantes, jovens seguros e adultos saudáveis para enfrentar a vida.
Que cada mesa DEGEL seja o altar da família e desta forma, estaremos cooperando para um mundo melhor.
Que algo mágico e inexplicável aconteça em sua mesa DEGEL!
Cultivando a cultura da mesa o futuro de muitas pessoas poderá ser diferente. O mesmo se aplica entre amigos, então, sabe aquele amigo capaz de extrair suas melhores gargalhadas? Te dar os melhores conselhos?? Liga pra ele, passa na padaria, compra um pão francês quentinho e vai tomar um café com ele. Você vai ver, a vida pode ser maravilhosa!
E quem sabe, esse cara sou eu? Vem!
Gel Fernandes